links, Islândia, geografia…

Você só faz perguntas difíceis! Eu não sei por que eu esperava ansiosamente por um pontinho na Islândia, mas eu esperei – desde a primeira vez que coloquei um desses mapinhas de acessos nos meus blogs.

Se você insiste muito – como você sempre faz, e pra essas coisas eu tenho boa memória –, posso pensar em alguns motivos pra esperar por um pontinho na Islândia.

Vem de lá uma das bandas que mais me emocionam nesse mundo. Sigur Rós é figurinha fácil nos meus fones. Assino o feed do site da banda e de vez em quando tenho boas notícias; como, por exemplo, a promessa de um lançamento para o fim desse 2007 e começo do 2008. Vem aí um disco novo, com regravações e apresentações ao vivo. Além dele, está pra sair um filme. É, um filme gravado pelos quatro durante apresentações em toda a Islândia. O (lindo) trailer desse filme pode ser visto no site oficial do Heima – ou indo até o site da banda e escolhendo uma das outras opções de formato.

A Islândia me impressiona pela incrível quantidade de ótimos artistas que “brotam” na ilha. Além do Sigur Rós, poderia citar sem medo: o múm (que acabou de lançar disco novo: Go Go Smear the Poison Ivy), o quarteto de cordas Amiina (que acompanha o Sigur Rós e acabou de lançar seu primeiro disco: Kurr), a islo-italiana[?] Emilíana Torrini, a banda Benni Hemm Hemm, etc., etc., e claro, a querida tia Björk Guðmundsdóttir, com seu recém-lançado Volta, que vem ao Tim Festival desse ano.

Assistindo ao trailer do filme do Sigur Rós dá pra ter uma idéia do quanto aquela ilha é bonita – apesar do ambiente rigoroso e caótico.

O território islandês é o resultado de convulsões submantélicas, responsáveis pelo concomitante encontro/afastamento entre duas placas tectônicas – que cada vez mais alargam o Oceano Atlântico, à medida que o magma extravasa por essa “rachadura” na crosta, que forma, ao longo do oceano, uma cadeia montanhosa chamada Dorsal meso-atlântica, cujos picos criaram inúmeras ilhas em todo o Atlântico.

Além disso, o fato de a ilha estar situada logo abaixo do Círculo Polar Ártico dá uma idéia da motivação dos primeiros colonizadores (os vikings, que lá chegaram e se fixaram durante o século nono D.C.) terem escolhido o nome do lugar: “Ísland“, literalmente, “Terra de Gelo”. E o clima só não é mais rigoroso por conta da influência da corrente marítima do Golfo do México, que não permite o congelamento completo dos oceanos nem das terras emersas.

Tudo isso junto contribuiu para o surgimento de cenários fantásticos: uma convivência forçada entre fogo e gelo. Há vulcões, gêiseres, geleiras, rios caudalosos, campos cobertos por gramíneas, planícies lunares… Salpicadas aqui e ali, cidades que parecem feitas de Lego (com casinhas coloridas e ruas estreitas); a maior delas, Reykjavík, com míseros 118mil habitantes.

Não sei se dá pra dizer que a Islândia é um lugar único… Seria ufanismo demais. Os outros países que também se localizam em latitudes altas têm características semelhantes – tanto cultural e demográfica, quanto ambientalmente falando. Mas é pra essa ilha que eu iria sem pestanejar. Fosse à passeio, feito turista, mas especialmente pra ficar mesmo…

pontinho na IslândiaE foi por essas coisas todas e mais tantas outras que eu fiquei esperando ansiosamente pelo pontinho na Islândia no mapa de acessos do blog.

Sobre thiago gonçalves

se tanto.
Esse post foi publicado em geografia, recomendações do tio. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para links, Islândia, geografia…

  1. Mariana disse:

    Tá, eu não sou um pontinho na Islândia, sou mais uma parte do borrão lá perto de SP … mas eu tinha que deixar registrado o quanto me encantei com teus textos e com as coincidências presentes nos teus textos.

    Desde a fase de deslumbramento e de total quebra de preconceitos de um(a) paulistano(a) da gema para com o Rio, até epifanias de mesa de bar. Tudo bateu tanto e tocou tanto que eu tive que vencer o anonimato e dar um “oi”.
    Ganhaste mais uma leitora assídua com toda a certeza!

Deixe um comentário

