boa música, às 3h49, porque amanhã não é dia de levantar cedo.

todo mundo que ouve sem cuidado chama de música country. todo mundo devia ouvir as coisas com mais cuidado e eu aposto que encontrariam nuances incríveis mundo a fora. mas como as pessoas preferem levar tudo na superficialidade das opiniões fáceis, chamam essas músicas de country music e seguem a vida.

já há algum tempo essas músicas a que todos chamam de música country quando ouvem no meu carro, no meu mp3, nos meus fones têm me conquistado. não é um problema grave e insolúvel a semelhança dessas músicas com a música country americana, acho, inclusive, porque eu acho muito, que tanto os músicos buscam essa semelhança quanto aprenderam a não se irritar quando dizem que eles são músicos country. músicas country podem ser muito bonitas. vá ouvir Johnny Cash e diga se não…

mas eu não tenho ouvido Johnny Cash. ando me concentrando em expressões mais jovens desse ritmo, que como tudo no mundo, com o passar do tempo, acabou incorporando uma série de elementos e hoje, nowadays, é chamado de alt-country (curruptela de alternative country – mas eu precisava dizer?). pra você ver..

hoje em dia, o diferente é o normal. ser diferente vende roupas, discos, tênis, livros, incita pequenas revoluções cotidianas – que, no fim, põe a todos no mesmo barco: o barquinho dos alternativos. o que por um lado é só mais uma bobagem vendida nas vitrines, na TV, nas revistas, por outro é um fenômeno social bacana, penso eu cá com meus botões, porque com isso de você poder assumir sua esquisitice, os esquisitos (e me incluo nessa, gafanhoto) têm a chance de se orgulhar do seu modo freak de levar a vida. se alguém te diz que gosta de ouvir músicas tristes, muito dificilmente você vai querer levá-lo a uma psiquiatra ou a uma analista; vai só dar de ombros, suspirar e pensar: “Diabos, meu filho virou [inclua aqui uma das milhares de definições, que variam de acordo com a altura da guitarra nas músicas, com a quantidade de maquiagem que o infante passa na cara ou do tipo de calçado que ele veste – “indie”, “punk”, “emo”, “alternativo”, “cult”, etc.]…”. e a vida, provavelmente, vai seguir.

não é uma pequena revolução? uma revolução blasé, quase fleumática, mas ainda assim, uma mudança razoável no modo como o pessoal se comporta. as brigas “inter-tribos” continuam existindo, como havia antes entre os punks e os clubbers – do you remember, old pal? (com exceção dos indies, talvez, que apenas reviram os olhos “pra essa bobagem”.)

o fato é que esse tal “alt-country” me pegou de jeito. primeiro, o Wilco. eu nem sabia quais as etiquetas que colavam no Wilco e eu já daria meu braço esquerdo por um show deles aqui em Pindorama. o último disco deles, Sky Blue Sky, de fato é inferior aos dois últimos, mas o sorriso que abri ao ouvir os primeiros vinte segundos da primeira música, fizeram valer a pena. o sorriso se mantém depois, claro, mas imagino que minha “fanzice” colabore. e agora, mais ultimamente, apareceu o Damien Jurado. o cara é de Seattle, terra do garage rock (leia-se, Pearl Jam, Nirvana e que-tais). como diz a comunidade dele no orkut, this guy makes music – e da maior qualidade. eu não saberia dizer argumentos racionais que te levassem a experimentar uma ou duas canções. são músicas tristes, mas nesses tempos de diferenças normais, eu posso achar melancolia linda e não ser apedrejado por isso. olhares tortos, talvez – pedras, acho difícil. mas não se deixe levar por essa minha fala – de fato é triste, melancólico, herança da country music, por óbvio, mas é muito, muito bonito. se for tentar, procure pelo disco “Where Shall You Take Me?“. recomendo muito, muito mesmo.

Sobre thiago gonçalves

se tanto.
Esse post foi publicado em recomendações do tio. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

