Anos

Eu me relaciono de um jeito estranho com as coisas do mundo. Preciso delas verbalizadas para que ganhem a força que têm, de fato. Quando ela morreu, há três anos, eu entrei num estado catatônico até que um amigo me pegasse pelos braços e dissesse, olhando nos meus olhos: ela morreu. Mesmo tendo lido, mesmo tendo sentido na hora, eu só fui realmente chorar depois disso. Sentei e chorei como acho que nunca mais vou chorar na vida. Até então, ela ainda estava na Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro, se recuperando da drenagem de um aneurisma que começava a comprimir uma certa área do seu cérebro, ocasionando desmaios e dores de cabeça fortíssimas. Quando ele disse, eu realizei o fato de que ela não tinha resistido às complicações pós-cirúrgicas, que ela sabia disso quando me ligou dois dias antes, do quarto do hospital – sem lembrar de mim, mas lembrando do quanto me amava (e ela disse exatamente isso) – pedindo pra que eu não ficasse triste demais, que não desistisse. Foi no dia 27 de Julho de 2003, mas eu só chorei alguns dias depois. Sentado num banco. Sozinho.

Hoje me encontro de novo com esse poder da palavra. Verbalizado, tudo vai desmoronando aos poucos e eu sinto esse desmanche. Vejo sonhos despencando do céu. Meu coração se enrijece ainda um pouco mais. Mas é esse o modo que tenho de conseguir seguir em frente. E tenho que ir. “Sim, eu gosto dele.” E eu sorrio de olhos fechado desse outro lado, olhando pela janela e desejando que o sol nasça logo.

Sobre thiago gonçalves

se tanto.
Esse post foi publicado em la comedie des jours. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

