Cordel Estradeiro.

O Cordel me encanta. To falando do Cordel do Fogo Encantado. Como a maioria das músicas que eu ouço, meus ouvidos precisaram de um período de adaptação, especialmente pra dissociar a música dos rapazes de Arco Verde, lá no Pernambuco, das figurinhas carimbadas nas universidades com seus chinelos sujos de durante a semana e os carros “pai-trocinados” dos finais de semana. Adoro o ar que se respira dentro de uma universidade, de como aquilo parece pulsar, a cada esquina, a cada porta, a possibilidade de uma conversa deliciosamente recheada de novos conhecimentos… Só me desanima um pouquinho, essa necessidade que algumas pessoas têm de ser ali coisas que na realidade não são, tencionando mostrar não sei bem o quê, criando personagens que se vestem de um jeito estranho, fazem bastante barulho e que são péssimas pra se “trocar idéia”, porque na maior parte das vezes, queres apenas de convencer sobre suas capacidades de percepção da realidade incríveis. Mas, eu dizia, o Cordel me encanta. Eu não saberia classificar a música deles. Parece tudo e nada. Ouço maracatu, ouço samba, ouço cordel, tudojuntoaomesmotempoagora. E apesar da dureza das histórias das canções, eles mantêm uma doçura quando as contam que em parte, eu acho, explicaria meu encantamento.

Chover (ou Invocação para um dia líquido)
[Cordel do Fogo Encantado – 2001]

O sabiá no sertão
Quando canta me comove
Passa três meses cantando
E sem cantar passa nove
Porque tem a obrigação de só cantar quando chove


Eles lançaram um novo CD agora em 2006. Lançaram e disponibilizaram todas as faixas na internet. Estamos em 90% nesse minuto. Não posso imaginar o que vou encontrar ali, mas pessoas altamente competentes em suas análises recomendaram fortemente esse disco.

Salve o Cordel. Salve a cultura popular. Salve-se (por méritos próprios) quem a despreza.

Acabou. 100%. Deixe que venha…

Sobre thiago gonçalves

se tanto.
Esse post foi publicado em la comedie des jours. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

