bobagens

Às vezes eu tenho absoluta certeza de que escolhi a melhor carreira pra mim – como agora.
O Hermenauta mostrou alguns artigos de um cientista que traçou geneticamente a origem dos povos britânicos (escoceses, galeses, irlandeses e ingleses) pra descobrir que, na verdade, esse pessoal tem uma história completamente diferente daquela que se acreditava. Ao invés de descenderem dos invasores saxões, vikings e celtas, suas raízes remontam aos bascos, que se fixaram no norte da Espanha há milhares de anos e que, migrando pela costa atlântica da Europa, passaram pela França e foram bater nas Ilhas Britânicas. Uma revolução: os fleumáticos ingleses descendentes dos ardorosos bascos. Mas, por Deus, quem mais além de mim se empolgaria tanto com essa história, abriria a Wikipédia e começaria a ler artigos gigantes, em inglês, espanhol e português de temas derivados dessa conversa? Se eu pedisse pra alguém levantar a mão, provavelmente ouviria daqueles grilos inconvenientes em meio ao silêncio.
Pra que se tenha uma idéia, vou pôr aqui apenas os títulos dos artigos que estão nas abas do Firefox, veja bem:
“Basque people”, “Basque language”, “Occitan language”, “Iberian script”, “Hispania Baetica”, “Hispania Terraconensis”, “Lusitania”, “Andalucía”, “Al-Andalus”, “Califado de Córdoba”, “Tarragona”.
Percebe? De um artigo sobre a origem genética dos britânicos, fui parar no Califado de Córdoba e Tarragona… Eu li tudo. E provavelmente guardei a maior parte dessas informações.
Adoro fuçar na Wikipédia. Me divirto. Mas, agora, pergunte o número do meu CPF ou a placa do carro e eu não saberia lhe dizer de maneira alguma.
É um fato, nasci pra geógrafo e curioso. Melhor não lutar contra isso.
Sobre thiago gonçalves

se tanto.
Esse post foi publicado em la comedie des jours. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

