futebol…

Thiago: eles vão receber, cada um, 300mil dólares por terem participado da copa. o ronaldo tem contrato com a nike enquanto ele jogar bola – ele não precisa se esforçar muito…
quase-leda.: então qual é a graça?
Thiago: depende de pra quem você faz essa pergunta.
quase-leda.: o que eu mais acho bonito em copa do mundo é essa reunião das pessoas pelo sem-motivo. é parar, se mobilizar, se emocionar com o inútil. é isso poesia, sabe? deixar de fazer coisas úteis de repente por um apego inexplicável ao inútil.
quase-leda.: me entristece muito que essa postura vá se perdendo e que vire dinheiro e comércio. fico realmente triste.
Thiago: “futebol é a coisa mais importante das coisas desimportantes.” isso explica algumas reações.
Thiago: a maior parte das pessoas que não torceu pelo brasil, que torceu contra, ou que é indiferente ao futebol de um modo geral usa o argumento de que não existe mais amor à camisa de um clube, de uma seleção – é tudo negócio.
Thiago: mas eu ainda acredito na paixão que move tudo. por isso ainda torço e sofro e choro e brigo e discuto e gostaria de ter visto a seleção (mesmo essa, sem ter me encantado) ganhar a copa.
quase-leda.: o problema é que essa paixão, em que eu também acredito, parece não ser correspondida.
Thiago: mas é irracional.
Thiago: em parte.
quase-leda.: tem de ser irracional.
quase-leda.: é paixão.
Thiago: mas pode ser racional, também. quando você bate o pé e afirma que não vai torcer pela seleção do seu país por isso ou por aquilo, é uma atitude que tenta negar a paixão… eu acho
quase-leda.: sim, sim. mas é triste não torcer. é desestabilizar ainda mais.
quase-leda.: na verdade, a gente não tem muita saída não.
quase-leda.: porque torcer é se alienar, mas não torcer também é. a gente vive num mundo em que nada mais dessas coisas grandes pode ser à-toa. e para ser bonito e produzir paixão, tem de ter algum à-toa. então torcer é acreditar que ainda existe isso, que ainda existe o inútil aí no meio dessa imensidade toda.
quase-leda.: é bonito. acho que torcer e acreditar é mais bonito e verdadeiro do que não. é mais brasileiro.
Thiago: eu tenho pena (pena mesmo, sentimento de piedade) por quem luta contra isso e se enxerga acima da MASSA que vibra com o esporte de MASSA.
Thiago: é uma vida vazia a que essa gente leva. se pondo acima e em destaque, diante de uns muitos bárbaros se abraçando, chorando, festejando…
Thiago: quem não gosta, tudo bem. eu não gosto de, sei lá, golfe. se um brasileiro fosse dos melhores do mundo e ficasse em segundo lugar num campeonato de golfe, eu nem ficaria sabendo, provavelmente. mas eu adoro futebol.
Thiago: e tem gente que quer ser apenas do contra. se pôr a si mesmo acima. e desses eu tenho pena.
quase-leda.: as pessoas têm medo da massa. têm medo de se igualar ao mundo. de ser igual.
quase-leda.: e torcer por futebol é uma coisa que implica igualdade. não tem como fingir. ver um jogo, torcer, é ser igual. mas e daí?
quase-leda.: as pessoas acham ‘diferente’ e ‘cool’ ir para uma exposição e coçar o queixo e acham ridículo torcer por futebol.
Thiago: é uma vida triste essa. perdem tanta coisa, achando que ganham tantas outras ao fugir do óbvio. e o óbvio é que todos, sem exceções, somos parte da massa. a briga é justamente por isso, pela consciência de massa que eles têm…
Thiago: sei lá. essas pessoas me enjoam um pouco.
quase-leda.: é que óbvio é o mundo.
quase-leda.: viver é óbvio. pronto. se a gente tá aqui, vivo, por que não?
Thiago: justamente, leda.
Thiago: por que não?
Thiago: =)
quase-leda.: :]

***

2010 está logo aí. E a África do Sul me parece mais próxima.

Quem sabe depois dessa, nos livramos de vez da dupla dinâmica Velho Lobo (velho mesmo) e Pai do Kiko-Pé de Uva.

Força, Portugal! \o/

Sobre thiago gonçalves

se tanto.
Esse post foi publicado em la comedie des jours. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

