Paz triste

Vontade infinita de ouvir João Gilberto. Uma única música, eternamente, naquele arranjo, apenas voz e violão. Aliás, é esse o nome do disco: “João, Voz e Violão”. É a primeira música desse disco: “Desde que o samba é samba”…

Eu busco (sim, infelizmente tornei a buscar, não resisti) a moça que queira se sentar comigo numa noite fria de inverno lá fora – no quintal mesmo, não precisa ir longe – pra ver o céu. Simples assim: ver o céu, admirar as estrelas, brincar com elas, as enormes possibilidades, a poesia inerente a um céu estrelado… É simples pra quem sabe. Achei quem soubesse (e quisesse) uma única vez. A vida, nas suas injustiças, não me permitiu a moça. Deu-a a outro rapaz, mais sortudo, mais feliz por conta disso.

Então eu procuro. Vou trilhando caminho longo, sozinho.

Há um sorriso, uma boca, um som, risadas gostosas, que não me saem da cabeça. Uma pergunta que reverbera interminavelmente, também: “Por que não?!”; e resposta, nenhuma.

Vivo porque sinto. Sou feito de sentir – e quando isso não é cruel, me faz acordar pela manhã com um alívio tremendo no peito assim que ele se dá conta de que não bate em vão. Disperdiçar coração não é correto. Viver apenas por si, não é justo – consigo, principalmente.

Ouço João Gilberto (“… cantando mando a tristeza embora…”) e sorrio. Sorrio porque apesar de tudo e tanto, nunca me tornei insensível. Teria morrido de tristeza se já não me animasse à simples possibilidade de um sorriso. Murcharia. Definharia. No entanto, resisto e vivo pra ver sorrisos.

Aprendi a não morrer por eles – mas a viver para vê-los. E nisso encontro motivos para sorrir ao ouvir João Gilberto ininterruptamente.

Se não faço sentido, por favor, me perdoe.

Sobre thiago gonçalves

se tanto.
Esse post foi publicado em la comedie des jours. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

