first step…

E de repente eu sou professor. Num piscar de olhos, saí das carteiras e fui lá pra frente – no palco. Serão quase cem olhos colados em mim – que coisa mais apavorante. É apavorante, que não me desmintam. Cada um deles, a seu modo, analisando meu jeito de andar, de falar, de vestir, rindo dos perdigotos, sorrindo amarelo quando aparecerem as piadas infames… Céus.

Quantos anos eu tenho mesmo? Sou professor. Juro que achei que fosse demorar mais. Pra muitos, começou ainda mais cedo, mas como diz minha mãe: eu não sou todo mundo. Tenho 21 para 22 anos e sou professor.

Minha primeira aula é no dia 15. Praticamente amanhã. O que fazer? Como começar? Onde coloco as mãos? O que escrevo na lousa? Bravo ou engraçado? Eu mesmo? Sim, eu mesmo. Essa é a única coisa que tenho como certa: se gostarem, gostarão de mim – não de um personagem.

Quero deixar registrado, para quando eu ler isso novamente, depois da minha milésima aula, que não estou assustado nem achando que tudo vai dar errado. Pela primeira vez em toda a minha vida, estou confiando no meu taco. Sei que quero ser professor, sei que durante muitos anos é isso que vou fazer – e quero fazer bem. O que existe é o peso de uma nova responsabilidade. São quase cem pessoas tentando algo mais na vida – e uma pequena parte da ajuda sou eu quem vai dar, é responsabilidade minha.

Sempre adorei essa profissão. E hoje, depois de tantos tropeços, eu sou professor. Professor de Geografia. Eu.

Sobre thiago gonçalves

se tanto.
Esse post foi publicado em la comedie des jours. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

