Dos dias nascendo…

A insònia dos últimos tempos me ensinou a não lutar contra ela. Não se vence a ausência de sono. Será que alguém consegue? Eu não. Mas alguém deve conseguir. Tem tanta gente no mundo, alguma, em algum lugar, já deve ter descoberto um jeito quase infalível de vencê-la. Mas, não, não sou eu…

Daí que eu tenho ficado muito tempo acordado. E nesse tempo adicional, ouvido muita música, lido muitos jornais, blogs, livros. Não dá pra vencer a insônia – ela é muito, muito forte. Qualquer tentativa (as minhas, que conheço bem, por suposto) redundam sempre, nalgum momento, numa gastura interna de raiva causada pelo ressonar alheio, pela ausência de presença consciente das outras pessoas da casa, que é melhor evitar. Então fico aqui no computador, longe dos quartos, lendo, ouvindo, escrevendo.

Comecei um novo quebra-cabeça, também. São três mil peças. No fim das contas vai virar um castelo alemão (“Schloss Neuschwanstein“). Todo revestido de mármore, construído no século 19, nos alpes bávaros. Eu não teria escolhido essa imagem, mas foi um presente – e por mais que os anos passem, costumo não prestar muita atenção aos dentes de cavalo dado. Por essa razão ele, quando estiver pronto, vai pra uma das paredes da sala (caso contrário, ficaria no meu quarto; como o mapa-mundi de 1665). É uma outra alternativa nas longas noites.

A cabeça não pára. São milhões de pensamentos absurdos se revesando enquanto o sono não chega em definitivo. E os bocejos? Experimente bocejar. Não te dá uma sensação de que seu corpo treme enquanto a boca se abre? Eu sempre chamei isso de “alma do sono”. Meus bocejos nas noites em claro não têm alma. Começam bocejo, terminar um “Ah!” vazio. Dá ainda mais raiva…

Não recomendo. A insônia – digo. O resto todo: ler, ouvir música, montar um quebra-cabeça, ah, isso sim.

Quer saber as horas? 05h43. E não pareço estar com sono…

Sobre thiago gonçalves

se tanto.
Esse post foi publicado em la comedie des jours. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

