… hay tantas cosas.

Com a água quente molhando-me as costas fica fácil desvendar os segredos da oratória. Sim, olhando para a parede, encarando a torneira do chuveiro, num diálogo imaginário com o frasco de xampu, consigo explicar a qualquer um como funciona esse mundo. Sem qualquer impedimento, faço do momento do banho meu palanque, meu púlpito, meu confessionário. Falo de tudo – com qualquer um.

Já enfrentei demônios e beijei musas lá dentro. Me olho no espelho apenas quando o assunto exige. Algumas vezes não bastam apenas as palavras bem colocadas, mas são necessárias, também, certas expressões faciais e certos trejeitos que ajudem a enfatizar o discurso; nessas horas me valho do espelho: me encaro nos olhos e deito falação. Ou então, canto em frente a meu reflexo; porque a um cantor deve se unir uma platéia – veja que ainda guardo um pouco de sanidade num dos bolsos, então me assisto. E eu canto bem lá dentro, devo dizer.

Lembrei disso porque ainda agora ensaiei pela ducentésima trigésima sexta vez o que pretendo dizer quando chegar a hora. A Leda disse que não adianta, que nada vai sequer se assemelhar a qualquer um dos meus infinitos ensaios, mas eu ainda assim insisto e passo minutos agradáveis falando sozinho… (Ela não me censurou; pelo contrário, me alertou para o quanto tudo isso – todo esse pavorzinho – é bom.)

Engraçado foi o dia que falei, falei, falei, gesticulei, suei, me desfiz em palavras e por uns dois segundos alucinados esperei resposta da parede – que não veio. De onde concluo o inevitável: alguém deveria cuidar melhor da educação e da gentileza de nossas casas…

Sobre thiago gonçalves

se tanto.
Esse post foi publicado em la comedie des jours. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

