Ambidestro.

É um fato: a Esquerda está perdida, sem chão, caminhando no escuro; resultado da falta de um modelo que lhe dê algum tipo de respaldo, principalmente ao seu discurso – que está manco –, algo que tivesse dado realmente certo e que pudesse ser apontado e mostrado. Dói pensar no que foi feito do Comunismo. No papel, a idéia em si, poderia ter dado certo. Por quê não?

Outro fato: esse desnorteamento, essa falta de foco da Esquerda dá muita munição aos militantes da Direita. E eles sabem como (ab)usar disso. Sinceramente, não entendo o pensamento daqueles que são a Direita atualmente. Não tenho ninguém que me ajude a entendê-lo, o pensamento, sem que para tanto, me considere um ser inferior, abjeto, incapaz, ignóbil ou qualquer “clichê destro” desses.

No fundo, o que eu quero no momento, é compreender ambos os lados. As falhas no discurso de uns e a forma como os outros agem ou reagem com relação a isso não têm me ajudado, muito pelo contrário, apenas me confundem ainda mais. (É um devaneio, mas tem fundamento. Veja bem.)

Me desagrada a forma como sou levado a acreditar que faz-se necessário sempre ter uma posição definida e conclusiva sobre todas as coisas. Exigem isso o tempo todo; e essa exigência está intimamente relacionada a ideologias e padrões que foram sendo produzidos e adotados sem muito alarde por gente que não parou pra refletir. Nesse caso, estar de um lado, pressupõe a negação do outro. Essa mútua negação é outra coisa que me perturba. Mas não é para agora.

Sobre thiago gonçalves

se tanto.
Esse post foi publicado em la comedie des jours. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

