Patético

Ela foi uma moça bonita, oh, sim, muito bonita; daquelas que torcem pescoços e arrancam suspiros dos mais concentrados em seus meticulosos afazeres. Namorou um homem também bonito, com um rosto forte e altivo, que suscitava atitudes respeitosas assim que aparecia.

Seu passatempo preferido era dividir o mundo em dois grandes grupos (e mesmo que não parecesse, esse foi sempre o fundo das questões): os bons e os maus. Passou grande parte da vida assim, dividindo, rindo dos maus, se aproximando apenas daqueles que julgava bons e, acredite, teve uma existência compensadora por tanto esforço. Leu grandes (e bons) autores, teve arrebatadoras (e boas) paixões, ganhou enormes quantias de bom dinheiro, conseguiu, até mesmo, viver em uma boa cidade. Considerava-se uma mulher de boa sorte.

Mas um dia tudo ruiu. E ela se viu sozinha, cercada por tudo aquilo que de bom angariou durante a vida, mas indiscutivelmente só. Ficou só porque um dia todos acordam e percebem que o bom e o mau são comparações muito, muito, muito primárias e incompletas, além de absurdamente relativas. Mas ela não acordou, e viveu grande parte de sua existência assim. Sentia-se abandonada por aqueles que foram mau julgados. Mas, veja bem!, a culpa não fora dela; os julgamentos não foram errados, todas as pessoas que aí estão é que mentiram e dissimularam ações durante todo o tempo.

Um espelho e uma navalha é tudo o que lhe resta. Xinga-se o tempo todo, humilha-se o tempo todo; e quando já não mais puder consigo, cortará os punhos – para que a morte seja mais lenta e lhe dê tempo de admirar aquela figura ridícula definhando e sorrindo pateticamente na sua frente.

Anúncios

Sobre thiago gonçalves

se tanto.
Esse post foi publicado em la comedie des jours. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s