Folhas secas

Tenho lido, visto e ouvido algumas coisas interessantes nesses últimos dias. As duas últimas semanas foram embaladas – em grande parte – por músicas clássicas que encontrei numa coleção antiga de CDs de minha mãe. Varia bastante, e vai desde Wagner a Beethoven, passando por Chopin e Strauss e Verdi e alguns russos, inclusive – Tchaikovsky, por exemplo.

Falando em “alguns russos”, digo que quase fundiu-me a cuca hoje ler não mais do que algumas páginas de “Memórias do Subsolo”, de Fiodor Dostoievsky. Admito que tentei outras vezes ler esse livro – e alguns outros: Irmãos Karamazov, O Idiota, Crime e Castigo… – mas sempre me desinteressava pela leitura por culpa da tradução mal-acabada das edições mais antigas. Antes de chegar ao português, as palavras passavam do russo para o francês (e daí apareciam mesóclises e discursos indiretos até no índice). Dessa vez, não. Comprei, além de Memórias do Subsolo (que muita gente conhece por “Memórias do Subterrâneo” – modificação explicada pelo tradutor no início do volume e que tem a ver com o original em russo), uma nova edição de “Crime e Castigo”, da editora 34 (Coleção LESTE). É traduzido direto do russo para o português… e deixou mais acessível toda a genialidade do autor.

Ver… O que tenho visto de bom? Não sei… Na verdade nem sei ao certo porque mencionei esse sentido logo no início. Tenho tomado alguns sustos, sim, é verdade, mas nada que mereça nota – ou a minha tristeza.

Ah! Comprei um caderno novo. Quase reescrevi Cortázar na contra-capa e quase copiei à mão-livre um “oi” e uma receita para tudo dar certo… mas não acho certo. É outro caderno, serão outros momentos.

:::

Hoje é dia de Setecétera. O tema é “Vidas Secretas”. Vai lá, leia, divirta-se. E aproveitei o chá com bolinhos – tudo muito, muito apetitoso e fresquinho. :)

 

Sobre thiago gonçalves

se tanto.
Esse post foi publicado em la comedie des jours, recomendações do tio. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

