Abemus, Papa

Eu falo “amanhã” porque ainda não dormi, mas já é hoje. E, sabe?, acabei de ver na TV: o Papa e um monte de “peregrinos” – foi como ele os chamou -: um monte de gente, de um monte de lugar (Portugal, Itália, Hungria, Romênia…), em um congresso católico qualquer, balançando bandeirolas pintadas de amarelo e branco, cantando hinos exaustivamente ensaiados, pra um senhor de quase noventa anos (ou mais, não me lembro direito) que baba quando fala.

É um velhinho poderoso aquele. E nem estou me referindo ao Chefe, mas àquele que, dizem, é o segundo em comando. Quase noventa anos (já pedi perdão pela possível inexatidão), cheio de problemas físicos, mas não larga o osso. Imagino que deva ser recompensante ser o Papa: mandar em tanta gente que realmente acredita na santidade de um cânone polonês – homem como qualquer outro, que chama-se Karol Wojtyla, carne e osso que apodrecem -, ser das figuras mais importantes do cenário mundial (porque, você sabe, o Papa já resolveu até pendenga de guerra – entre o Chile e a Argentina, lá no sul do continente; foi o dedo do Papa que pôs fim à discussão), ter a chance de morar naquele palácio no Vaticano (aliás, ter uma cidade de palácios só pra si) e ainda por cima comandar, em tese, ao menos, aqueles guardas suíços (que só podem ser guardas se forem suíços)…

Eu, se fosse Papa, ficaria mandando eles irem pra lá e pra cá, só pra ver os gorrinhos balançando enquanto marcham solenemente. Chapéus (perdão…) tão divertidos quanto os sapatos com pompons que os soldados da guarda nacional grega usam. Você deve ter visto nas Olimpíadas… um mimo.

É tarde. Esses apontamentos… é capaz que eu tenha pesadelos. Chicotinho de Deus, sabe aquele (não esse)? Falou mal, chilépt!

Anúncios

Sobre thiago gonçalves

se tanto.
Esse post foi publicado em la comedie des jours. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s